19/07/2015

(Distimia chega à televisão)

 
Distimia chega à televisão
- © Lenise M. Resende - 

Em janeiro de 2014, o programa Mais Você fez uma reportagem sobre Distimia. Em 2013 o programa Bem Estar, também da rede Globo, já havia feito uma reportagem sobre esse tipo de depressão. Nos dois programas, o mau humor de uma pessoa mostrada como portadora da doença foi enfatizado demais, criando uma imagem caricata do distímico.

Se a distimia é um tipo de depressão, é necessário mostrar também esse lado da doença, e o sofrimento que provoca. "A característica essencial do Transtorno Distímico é um humor cronicamente deprimido que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, na maior parte dos meses." diz o psiquiatra Geraldo José Ballone, em Depressão e Relacionamento Pessoal, no site PsiqWeb.

Reportagens são sempre bem-vindas, principalmente quando o assunto é tratado de forma respeitosa, sem despertar risos ou lágrimas nos telespectadores. Afinal, os distímicos não desejam e não merecem ser retratados como um personagem de programa humorístico ou expostos como curiosidade num programa sensacionalista. 
 
*   *   *
Nota - Crônica jornalística (apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos cotidianos)
*   *   *
TEXTOS RELACIONADOS

Nenhum comentário: