20/01/2017

Medicamento-Guardar

 
Como organizar medicamentos
Edição de Lenise M. Resende

Uma forma de armazenamento de medicamentos muito usada atualmente são as caixinhas organizadoras. Elas separam os comprimidos por dia da semana ou por horários (manhã, tarde, e noite).
 
As caixinhas coloridas – branca (manhã), rosa (tarde), azul (noite) – com sete divisões internas, uma para cada dia da semana, são as mais práticas e seguras. As caixas com quatorze divisões internas, sendo duas para cada dia semana (manhã e noite), podem confundir o paciente, por isso, são menos seguras.
 
O ideal é que a pessoa que coloca os comprimidos nos organizadores guarde a caixa e a bula de cada medicamento, pois caso aconteça algum problema pode ser necessário saber o lote e a validade do mesmo. Outro cuidado é jamais guardar medicamentos em locais úmidos como banheiro e cozinha, ou em locais onde o sol bate diretamente sobre eles.

Caso um deles precise ser guardado na embalagem original, cole o calendário do mês na caixa do medicamento que toma diariamente. E, sempre que tomar o medicamento, faça uma marca no dia em que isso aconteceu.
 
Se toma uma vez ao dia, faça um traço sobre o número referente aquele dia. Se toma duas vezes, faça um traço inclinado para a direita e, depois, outro traço inclinado para a esquerda, fazendo um X. Se toma quatro vezes faça os traços do X e, depois, os traços de uma cruz.
 
Para saber se tomou o medicamento de forma correta, basta contar a quantidade de traços que fez sobre o número referente aquele dia.
 
Blog Distimia Livro

Nenhum comentário: